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Vale a pena ser um franqueador?

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Quais são as vantagens e desvantagens de formatar o seu negócio para ser uma franquia?
Vamos te mostrar o lado bom e aquele outro lado, meio chatinho!



> O investimento no crescimento é feito pelo franqueado, que destina o dinheiro para montar a unidade franqueada.

 

> Sua empresa é remunerada pela experiência que transmite e pelo apoio, tanto através dos royalties mensais como da taxa inicial de adesão.

 

> Gasta energia, gasta tempo, dá muito trabalho.

 

> As propagandas podem ser custeadas pelos franqueados.

 

> Existe gradativa valorização da sua marca.

 

> Você tem o poder e o controle, em contrapartida, por mais que esteja legalmente resguardado, tem que cuidar do que for necessário para que o negócio seja bom. Mais ou menos como ter filhos. Tuas decisões impactam a vida de muitas pessoas e a saúde do negócio. É uma grande responsabilidade.

 

> A Lei de Franquia protege você em diversos sentidos, por exemplos, cíveis ou trabalhistas.

 

> Quem determina o padrão da operação é o franqueador. Isso vai desde pequenos detalhes até, por exemplo, todas as tabelas de preço ou obrigatoriedade de compras apenas dos fornecedores homologados.

 

> Como sempre, o começo é muito difícil. Você ainda não tem muitas unidades e as pessoas não têm tanta confiança. Existe muitas opções e você ainda está aprendendo e ajustando alguns detalhes. Com frequência a rentabilidade só vem com um volume maior.

 

> Existem economias e ganhos de escala, em diversos sentidos: fornecedores, produção, custos fixos.

 

>Você se estabelece em outras praças, por vezes bem distantes, onde provavelmente não chegaria sozinho


> Organização do conhecimento, registros, 100% de formalidade, dar o exemplo. O crescimento, a vida de franqueador requer muita disciplina. Às vezes é desgastante.

 

> Outras pessoas se unem a você na construção e fortalecimento do seu negócio: existe muito ganho de conhecimento na troca de boas ideias com pessoas comprometidas que estão na ponta.

 

> Mimimi. Tem demais. Não conheci um franqueador até hoje que discordasse, o que muda é que alguns lidam melhor, mas a relação de franchising tem muito conflito de interesses, com frequência o franqueado quer que o franqueador faça a parte dele. Pessoas num mesmo barco, com humores, vaidades, disposições diferentes, até mesmo índoles variadas. O papel da liderança é fazer o que deve ser feito, e nem sempre isso agrada.

 

> Muito além da prosperidade material (que é muito boa), você cresce e evolui.


Sobre o autor: Marcelo Martins, psicólogo, MBA em marketing e Vendas, tem mais de 20 anos de experiência em franchising; empresário, com vivência prática, nos papéis de franqueado, consultor e franqueador; em operações de vários tamanhos. Presta consultoria para quem deseja transformar seu negócio em uma franquia. 


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