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Como transformar seu negócio em uma franquia

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A seguir um resumo do que você precisa fazer

para transformar o seu negócio em uma franquia!


Registrar a Marca no INPI

O registro no INPI  garante a propriedade e na franquia todos usarão a Marca.  

Cuidado para ver se a Marca está disponível, pode existir uma coincidência e alguém já ter registrado antes.

Se você tem um negócio, é recomendável garantir o registro, independente até de fazer uma franquia.

Demora muitos meses, mas a Lei permite que você já seja um franqueador, se o processo estiver em andamento.

 

 

Fazer o Plano de Negócio

Olha se você alguma dessas dúvidas:

Quanto tenho que investir? Quanto vou ganhar? E o meu franqueado, investe quanto e ganha quanto? Quantas unidades franqueadas vou abrir? Quando? E o royalties, a taxa de franquia, quanto eu vou cobrar? Quanto tempo vai demorar para eu ter o retorno? E o fluxo de caixa....  

Plano de Negócio é o estudo que responde essas perguntas. Define tudo isso e muito mais.

Estrutura o modelo do negócio.

Recomendamos que você coloque no Excel, todas as receitas, despesas e as regras do jogo, o que você pretende fazer; na linha do tempo de dois anos, mês a mês.

Com esse estudo você vai enxergar o que será necessário fazer, os indicadores e metas.


 

Elaborar a documentação

Para ser um franqueador, você precisa ter uma documentação elaborada de acordo com a Lei de Franquia – 13.966.

Existem, principalmente, o contrato de franquia e a Circular de Oferta, que explica o negócio.

Você não precisa ter algum tipo de alvará, licença ou filiação, mas por outro lado é importante que seja uma documentação bem feita, que te proteja e que preveja o que costuma acontecer em uma franquia.

 

 

Entender o que é franchising

Para entrar nesse mundo, vai ser muito melhor se você se preparar, entender como funciona, as principais dificuldades, o que normalmente dá errado, os riscos mais comuns, quais as tendências, o que você deve esperar, quais as vantagens, oportunidades.

Em resumo: se você aproveitar a experiência de outras pessoas, vai ganhar tempo e prevenir problemas.

 

 

Olhar a concorrência

Observar se estão indo bem, se são muitos ou nem tanto, fortes ou fracos.

Olhar o que outros franqueadores estão fazendo, em negócios semelhantes ao seu.

Principalmente, de quantos for possível, observar as boas ideias que eles podem te oferecer!

 

 

Formar a equipe

Ninguém faz nada sozinho. Quantas pessoas você vai precisar;  quais as funções e tarefas; qual o momento ideal para entrarem.

Quais as competências necessárias. Principalmente, qual o treinamento necessário.

 

 

Realizar as alterações contábeis

Você precisa se adequar contabilmente para ser um franqueador. A rotina dos impostos precisa estar adequada. Também no contrato social e no CNPJ, é preciso ter o CNAE de franqueador (77.40-3-00). 

 

 

Ter o projeto do espaço físico

Clínicas, consultórios, escolas, lojas, restaurantes, academias, escritórios, entre outros:

Se você tem um lugar onde os seus clientes irão, então é preciso ter um projeto arquitetônico padronizado, conceitual, inclusive com a definição dos elementos visuais e diversos, que caracterizam o teu negócio.

É o teu lugar, com a tua cara, a tua casa. Comunica o teu propósito e os atributos da tua marca.

Você já tem no seu negócio atual, é preciso documentar e depois, a cada nova unidade franqueada, esse projeto vai ser replicado.  Importante que você tenha a concessão dos direitos autorais.

 

 

Implantar um software de gestão da rede

Na maioria dos negócios, você precisará ter um software que automatize as operações das unidades franqueadas, por exemplo, controle o estoque, emita notas fiscais, faça agendamento ou CRM, organize serviços ou aulas, entre muitas outras funções, específicas para cada negócio. Você precisará ter os dados da rede franqueada, para fazer a gestão.

Existem muitas opções prontas no mercado e o custo é relativamente baixo, porque é feita a cobrança de mensalidade.

Você precisará olhar diversos detalhes, por exemplo, se a solução funciona em todos os cenários fiscais do país (todos os estados da União) e se é possível você enxergar plenamente os dados das unidades franqueadas.

 

 

Estruturar o seu plano de expansão

É preciso ter um material de divulgação que responda e encante os interessados.

Para gerar pessoas interessadas na quantidade que atenda suas metas, é preciso saber onde divulgar, existem canais especializados. Existe a necessidade de investimento. Normalmente, a principal fonte consiste nas campanhas do Google Ads e quanto mais unidades você tiver, mais interessados virão por conhecerem essas unidades.

A conversão é baixa, menos de 1%. Recomendamos ter um processo de triagem inteligente, para fazer um bom funil daqueles com real potencial: Se você conversar pessoalmente com todos, não vai ter hora no dia que dê conta. Uma boa triagem, apresentações elucidativas e cativantes, atendimentos iniciais em grupo e uma boa assistência são importantes; para você investir seu tempo com as pessoas certas e na hora certa.

Atenção, muito cuidado com a análise do perfil. Aprovar um franqueado ruim, é um inferno, difícil de consertar. Um bom roteiro de entrevista, saber o que olhar, quais dados pedir. Também com o geomarketing da praça e com o imóvel onde será instalada a unidade franqueada.

Depois o treinamento dos novos franqueados, estágios.

E a implantação da loja, com o respectivo manual.

 

 

Desenvolver produtos, serviços, conteúdo

Conforme a natureza do seu negócio, você precisará abastecer o franqueado com os produtos que ele vai revender, homologar fornecedores ou desenvolver os serviços que ele vai prestar para os clientes.

 

 

Desenvolver o marketing

Isso nunca acaba e é um dos pilares do sistema de franchising.

Propagandas, redes sociais, embalagens, tudo.

A boa notícia é que aquilo que hoje já é feito somente para você, será distribuído para a rede.

O papel de franqueador solicita que você esteja sempre distribuindo novidades que gerem vendas para os seus franqueados.

 

 

Filiar-se à ABF

A Associação Brasileira de Franchising é uma instituição que reúne grandes franqueadores.

Lá você vai poder trocar experiências com outros empresários, participar de eventos, feiras, comitês.

Uma dica: a ABF é bastante criteriosa na filiação, se você for aprovado, isso significa que a sua documentação está ok.

É uma forma de conferir se a formatação foi bem feita.               

 

 

Organizar e transferir o conhecimento

Garantir a padronização

Ativar o Programa de Excelência dos Franqueados

A “maior” providência de todas é organizar o  que você pretende passar para os franqueados.

Receitas, metodologia, como funciona o negócio. Gestão, como vender, como liderar os colaboradores. Controles! Processos!

Manuais, treinamentos, check lists, registros, orientações no dia a dia.

É necessário garantir a padronização. A verdade é que se você não tiver pulso forte, boas ferramentas, equipe alinhada e uma metodologia adequada, a tendência é de virar bagunça. Você precisará constantemente auditar a rede e manter o padrão de qualidade que a sua Marca deve ter.

É preciso saber como fazer isso.

O Programa de Excelência é abrangente, transmite  e organiza o padrão da rede, com objetividade, dando uma nota para cada franqueado. É importante ter produtividade nas visitas e nos planos de ação, não fazer a gestão com base em gostos ou camaradagens: a sua rede de franquia precisa ter profissionalismo. 

Essa parte da transmissão de conhecimento e do cuidado com a padronização é outro pilar do sistema de franquia e também não acaba nunca. 



Sobre o autor: Marcelo Martins, psicólogo, MBA em marketing e Vendas, tem mais de 20 anos de experiência em franchising; empresário, com vivência prática, nos papéis de franqueado, consultor e franqueador; em operações de vários tamanhos. Presta consultoria para quem deseja transformar seu negócio em uma franquia. 

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