A seguir um resumo do que você precisa fazer
para transformar o seu negócio em uma franquia!
Registrar a Marca no INPI
O registro no INPI garante a propriedade e na franquia todos usarão a Marca.
Cuidado para ver se a Marca está disponível, pode existir uma coincidência e alguém já ter registrado antes.
Se você tem um negócio, é recomendável garantir o registro, independente até de fazer uma franquia.
Demora muitos meses, mas a Lei permite que você já seja um franqueador, se o processo estiver em andamento.
Fazer o Plano de Negócio
Olha se você alguma dessas dúvidas:
Quanto tenho que investir? Quanto vou ganhar? E o meu franqueado, investe quanto e ganha quanto? Quantas unidades franqueadas vou abrir? Quando? E o royalties, a taxa de franquia, quanto eu vou cobrar? Quanto tempo vai demorar para eu ter o retorno? E o fluxo de caixa....
Plano de Negócio é o estudo que responde essas perguntas. Define tudo isso e muito mais.
Estrutura o modelo do negócio.
Recomendamos que você coloque no Excel, todas as receitas, despesas e as regras do jogo, o que você pretende fazer; na linha do tempo de dois anos, mês a mês.
Com esse estudo você vai enxergar o que será necessário fazer, os indicadores e metas.
Elaborar a documentação
Para ser um franqueador, você precisa ter uma documentação elaborada de acordo com a Lei de Franquia – 13.966.
Existem, principalmente, o contrato de franquia e a Circular de Oferta, que explica o negócio.
Você não precisa ter algum tipo de alvará, licença ou filiação, mas por outro lado é importante que seja uma documentação bem feita, que te proteja e que preveja o que costuma acontecer em uma franquia.
Entender o que é franchising
Para entrar nesse mundo, vai ser muito melhor se você se preparar, entender como funciona, as principais dificuldades, o que normalmente dá errado, os riscos mais comuns, quais as tendências, o que você deve esperar, quais as vantagens, oportunidades.
Em resumo: se você aproveitar a experiência de outras pessoas, vai ganhar tempo e prevenir problemas.
Olhar a concorrência
Observar se estão indo bem, se são muitos ou nem tanto, fortes ou fracos.
Olhar o que outros franqueadores estão fazendo, em negócios semelhantes ao seu.
Principalmente, de quantos for possível, observar as boas ideias que eles podem te oferecer!
Formar a equipe
Ninguém faz nada sozinho. Quantas pessoas você vai precisar; quais as funções e tarefas; qual o momento ideal para entrarem.
Quais as competências necessárias. Principalmente, qual o treinamento necessário.
Realizar as alterações contábeis
Você precisa se adequar contabilmente para ser um franqueador. A rotina dos impostos precisa estar adequada. Também no contrato social e no CNPJ, é preciso ter o CNAE de franqueador (77.40-3-00).
Ter o projeto do espaço físico
Clínicas, consultórios, escolas, lojas, restaurantes, academias, escritórios, entre outros:
Se você tem um lugar onde os seus clientes irão, então é preciso ter um projeto arquitetônico padronizado, conceitual, inclusive com a definição dos elementos visuais e diversos, que caracterizam o teu negócio.
É o teu lugar, com a tua cara, a tua casa. Comunica o teu propósito e os atributos da tua marca.
Você já tem no seu negócio atual, é preciso documentar e depois, a cada nova unidade franqueada, esse projeto vai ser replicado. Importante que você tenha a concessão dos direitos autorais.
Implantar um software de gestão da rede
Na maioria dos negócios, você precisará ter um software que automatize as operações das unidades franqueadas, por exemplo, controle o estoque, emita notas fiscais, faça agendamento ou CRM, organize serviços ou aulas, entre muitas outras funções, específicas para cada negócio. Você precisará ter os dados da rede franqueada, para fazer a gestão.
Existem muitas opções prontas no mercado e o custo é relativamente baixo, porque é feita a cobrança de mensalidade.
Você precisará olhar diversos detalhes, por exemplo, se a solução funciona em todos os cenários fiscais do país (todos os estados da União) e se é possível você enxergar plenamente os dados das unidades franqueadas.
Estruturar o seu plano de expansão
É preciso ter um material de divulgação que responda e encante os interessados.
Para gerar pessoas interessadas na quantidade que atenda suas metas, é preciso saber onde divulgar, existem canais especializados. Existe a necessidade de investimento. Normalmente, a principal fonte consiste nas campanhas do Google Ads e quanto mais unidades você tiver, mais interessados virão por conhecerem essas unidades.
A conversão é baixa, menos de 1%. Recomendamos ter um processo de triagem inteligente, para fazer um bom funil daqueles com real potencial: Se você conversar pessoalmente com todos, não vai ter hora no dia que dê conta. Uma boa triagem, apresentações elucidativas e cativantes, atendimentos iniciais em grupo e uma boa assistência são importantes; para você investir seu tempo com as pessoas certas e na hora certa.
Atenção, muito cuidado com a análise do perfil. Aprovar um franqueado ruim, é um inferno, difícil de consertar. Um bom roteiro de entrevista, saber o que olhar, quais dados pedir. Também com o geomarketing da praça e com o imóvel onde será instalada a unidade franqueada.
Depois o treinamento dos novos franqueados, estágios.
E a implantação da loja, com o respectivo manual.
Desenvolver produtos, serviços, conteúdo
Conforme a natureza do seu negócio, você precisará abastecer o franqueado com os produtos que ele vai revender, homologar fornecedores ou desenvolver os serviços que ele vai prestar para os clientes.
Desenvolver o marketing
Isso nunca acaba e é um dos pilares do sistema de franchising.
Propagandas, redes sociais, embalagens, tudo.
A boa notícia é que aquilo que hoje já é feito somente para você, será distribuído para a rede.
O papel de franqueador solicita que você esteja sempre distribuindo novidades que gerem vendas para os seus franqueados.
Filiar-se à ABF
A Associação Brasileira de Franchising é uma instituição que reúne grandes franqueadores.
Lá você vai poder trocar experiências com outros empresários, participar de eventos, feiras, comitês.
Uma dica: a ABF é bastante criteriosa na filiação, se você for aprovado, isso significa que a sua documentação está ok.
É uma forma de conferir se a formatação foi bem feita.
Organizar e transferir o conhecimento
Garantir a padronização
Ativar o Programa de Excelência dos Franqueados
A “maior” providência de todas é organizar o que você pretende passar para os franqueados.
Receitas, metodologia, como funciona o negócio. Gestão, como vender, como liderar os colaboradores. Controles! Processos!
Manuais, treinamentos, check lists, registros, orientações no dia a dia.
É necessário garantir a padronização. A verdade é que se você não tiver pulso forte, boas ferramentas, equipe alinhada e uma metodologia adequada, a tendência é de virar bagunça. Você precisará constantemente auditar a rede e manter o padrão de qualidade que a sua Marca deve ter.
É preciso saber como fazer isso.
O Programa de Excelência é abrangente, transmite e organiza o padrão da rede, com objetividade, dando uma nota para cada franqueado. É importante ter produtividade nas visitas e nos planos de ação, não fazer a gestão com base em gostos ou camaradagens: a sua rede de franquia precisa ter profissionalismo.
Essa parte da transmissão de conhecimento e do cuidado com a padronização é outro pilar do sistema de franquia e também não acaba nunca.
Sobre o autor: Marcelo Martins, psicólogo, MBA em marketing e Vendas, tem mais de 20 anos de experiência em franchising; empresário, com vivência prática, nos papéis de franqueado, consultor e franqueador; em operações de vários tamanhos. Presta consultoria para quem deseja transformar seu negócio em uma franquia.